Qual a origem do gin?
Segundo registros históricos, o gin foi desenvolvido originalmente na Holanda por um médico! No século XVII (1650), Francisco de la Boie, também conhecido como Sylvius, estava a procura de um remédio eficaz para solucionar problemas renais.
Foi aí que o doutor adicionou zimbro, uma plantinha medicinal muito comum na Europa, ao álcool de cereais e, nesse momento, mesmo sem saber, deu origem ao que mais tarde se tornaria o gin.
Se escreve gim ou gin?
Dúvidas em relação a forma correta de escrever o nome da bebida? Não se preocupe, você não está sozinho nessa. A dúvida é muito comum, pois, o nome original é escrito com N no final, mas alguns dicionários trazem uma versão que leva o M no final. Ou seja, o resultado é que a confusão é certa.
Mas sendo gin ou gim, uma regra é válida em qualquer um dos casos: a palavra é um substantivo masculino. Isso significa que na hora de escrever, use sempre “o” gin/gim.
Como funciona o processo de destilação do gin?
Não existe um copo mais ou menos indicado para o consumo de gin, no entanto, geralmente a bebida é servida em modelos mais elegantes como as taças fiesta ou taças pulpa. Em alguns bares também é possível encontrar o gin servido em copos mais longos, como o copo zombie.
Também é possível escolher o copo de acordo com tipo de drink que será preparado. Alguns coquetéis que exigem muito gelo no preparo podem ser mais bem realizados se feitos em copos mais longos, enquanto outros com menos ingredientes podem ser feitos em taças mais largas.
Para escolher o melhor copo ao preparar o gin, você também pode levar em consideração alguns fatores, como a decoração do ambiente do local onde a bebida será servida, o tipo de ocasião em que serão feios os drinks ou até mesmo perfil e gosto pessoal de seus convidados.