Qual a origem do gin?

Segundo registros históricos, o gin foi desenvolvido originalmente na Holanda por um médico, Francisco de la Boie, no século XVII (1650), enquanto estava procurando um remédio eficaz para solucionar problemas renais. Foi aí que o doutor adicionou zimbro, uma plantinha medicinal muito comum na Europa, ao álcool de cereais e, nesse momento, mesmo sem saber, deu origem ao que mais tarde se tornaria o gin.

O correto é "gin" ou "gim"?

A dúvida é muito comum, pois, o nome original é escrito com N no final, embora alguns dicionários também tragam a versão que leva o M no final. Ou seja, ambas as formas estão corretas, todavia optamos por utilizar a versão original "gin".

Como identificar um gin de qualidade?

Existem diversos processos de destilação do gin, com infinitas possibilidades de combinações de ingredientes, aromas, sabores e certamente qualidades. Podemos falar com muita propriedade sobre o processo exclusivo desenvolvido dentro da Destilaria Blumenau para criação do The Bravalley London Dry Gin: 

Produzido em pequenos lotes infusionados com vinte e sete ricos botânicos e especiarias (Remetendo aos 26 estados e 1 distrito federal que temos no Brasil) em conjunto com o nosso álcool de cereais neutro de mais alto grau de pureza em equipamentos desenvolvidos sob medida com uma engenharia impecável. Cada mínimo detalhe é rigorosamente executado desde a seleção cuidadosa de todos os ingredientes, a maceração para extrair o máximo princípios ativos e aromas, a infusão de 24 horas em equipamento hermético, a destilação com pressão e temperaturas constantes, os cortes da cabeça, coração e cauda do Gin, a padronização com água de osmose reversa gradativa resfriada até os detalhes minimalistas e modernos da The Bravalley.    

Agora ficou fácil saber o porquê o The Bravalley London Dry Gin é tão diferencidado não é mesmo?

Quais são todos os ingredientes do The Bravalley London Dry Gin?

Os ingredientes que utilizamos, como brevemente falados acima, são fruto de longos e árduos estudos e testes. Mesmo não tendo possibilidade de ninguém tentar replicar o nosso gin, guardamos a sete chaves alguns dos nossos segredos industriais e a receita faz parte. Porém, vamos ser bonzinhos e contar alguns deles ok? Dentre os 27 botânicos e especiarias nós utilizamos:

  • Zimbro: importado de regiões geladas da Europa (o principal ingrediente).
  • Anis Estrelado: importado das zonas tropicais e subtropais da ásia. 
  • Jasmim: cultivado no brasil e também importado do oriente médio.
  • Fava de Baunilha: importada da Indonésia e Madagascar.

E paramos por aqui com os demais ingredientes, mas vamos dar um pouquinho mais de informações sobre o nosso ingrediente ouro que faz toda a diferença: a fava de baunilha Bourbon que utilizamos é polinizada de forma manual, e, após a colheita, são escaldadas em água quente e secas ao sol em um processo que dura alguns meses. O preço do quilo de uma baunilha de altíssima qualidade, cultivada pelos melhores produtores de Madagascar e depois exportada para o resto do mundo, pode chegar a impressionantes US$ 600 (Aproximadamente R$ 3.000,00), considerando a cotação e data de novembro de 2023. Muitos falam que utilizam a fava de baunilha, mas muitas vezes costuma ser de baixa qualidade ou é uma essência sintética de baunilha feita a partir de insumos como celulose e derivados de petróleo, centenas de vezes mais barata.

Conosco você terá garantia de sempre utilizarmos apenas os melhores insumos e com um preço justo!

O que é London Dry Gin? Existem diferentes tipos de gin?

O mundo dos destilados é imenso e existem muitas variações de estilos de gin, mas podemos tentar resumir em 6 grupos:

  • London Dry Gin: é o mais popular, tradicional e a referência em termos de qualidade. Com notas de zimbro marcantes, é leve, aromático, seco e todos os ingredientes de sabor são extraídos antes ou durante a destilação, ou seja, nada pode ser adicionado posteriormente além de água.
  • Plymouth Gin: é um tipo de gin feito na cidade de Plymouth, na Inglaterra. Ele é produzido a partir de uma bebida neutra e botânica, tendo um sabor suave e um pouco mais doce em comparação com outros estilos de gin. Por lei, o Plymouth Gin só pode ser produzido dentro da cidade de Plymouth.
  • Old Tom Gin/Gin cordial/Gin doce: É um pouco mais doce que o gin London Dry e um pouco mais seco que o Genever, possuindo acima de seis e até quinze gramas de acúcares por litro no Brasil. Temos também a variação Dry Gin, que é um meio termo entre o Old Tom Gin e o London Dry Gin, possuindo até 6 gramas de açúcares por litro. 
  • Genever/Genebra: não é exatamente um gin, mas é conhecido como a origem dos outros tipos de gin. Tem um sabor robusto, principalmente por utilizar grãos maltados (vinho de malte). É produzido principalmente na Holanda e na Bélgica, bem como em áreas específicas da França e da Alemanha.
  • Navy Strength Gin: É um gin com altíssima graduação alcoólica com pelo menos 57% ABV (teor alcoólico), considerado o clássico dos Marinheiros Britânicos.
  • Gin Contemporâneo ou New Western: é um tipo de gin mais moderno, fruto do movimento do gin artesanal. Ele explora novos ingredientes e combinações de sabores com botânicos não tão convencionais como frutas, especiarias e ervas exóticas, porém respeitando a presença marcante do zimbro. 

Além desses diferentes estilos nós podemos resumir também em  5 diferentes tipos de Gin:

  • Clássico: é o mais seco entre todos os tipos e tem predominantemente o sabor de zimbro, com um leve toque cítrico e picante.
  • Cítrico: possui o sabor das frutas cítricas, citrinos transversais, como laranja, limão e grapefruit.
  • Herbais: marcado por notas de ervas, como hortelã, alecrim, tomilho e manjericão.
  • Gin especiado: possui maior foco nas especiarias, podendo ter coentro, cardamomo, canela, noz-moscada.
  • Gin floral: o gin floral leva em seu processo de fabricação os aromas de flores e frutos, como violeta, jasmim, rosas e hibisco. E aqui vai uma dica nossa, quando realmente bem feito esse tipo de gin tem um poder gustativo e sensorial incrível.

Porque o Gin The Bravalley não dá ressaca assim como outras marcas?

Da mesma forma que explicamos sobre os diferentes processos de produção do gin e dos diferentes níveis de qualidade que cada marca apresenta, nós podemos garantir o nosso mais alto grau de pureza e qualidade, resultando em um produto Ultra Premium. Caso você queira, fique à vontade para fazer degustações e comparativos! Obs: Lembre de se alimentar e se hidratar constantemente durante o consumo de álcool, afinal ele desidrata o nosso corpo, e claro, sempre de forma consciente e sem excessos.

Quanto mais botânicos mais premium é o Gin?

Não necessariamente, afinal precisamos questionar se a qualidade desses botânicos é realmente de primeira e se o processo também segue a mesma linha. Uma coisa é fato, quanto maior a quantidade de ingredientes maior será a complexidade do gin e maior a dificuldade em combinar harmonicamente todos os botânicos e especiarias. O The Bravalley London Dry Gin é puro, agradável, refrescante e gera uma apreciação palatável prolongada com um profundo aroma floral.

Existe um copo para se tomar Gin?

O drink gin tônica possui um copo tradicional com uma borda maior e isso tem um motivo: quando vamos degustar ao levatarmos a taça tradicional até a nossa boca o nosso nariz fica mais próximo do líquido, possibilitando experiências sensorais com os diferentes aromas da bebida. Também existem infinitas possibilidades de drinks com Gin em diferentes outros copos, dependendo da receita e ingredientes. Confira mais sobre receitas em: www.destilariablumenau.com/receitas. 

Como preparar um drink com Gin?

O universo dos drinks é maravilhoso e você sempre pode descobrir novos sabores e também repetir aqueles que mais gosta. Nós da The Bravalley costumamos falar que drink bom é aquele que você gosta, então não tenha medo, você pode seguir receitas tradicionais, modificar elas e até mesmo criar a que você mais gosta. O gin é extremamente versátil e pode combinar com receitas no lugar da vodka e da cachaça. Saiba mais receitas no nosso site institucional: www.destilariablumenau.com/receitas. 

Como armazenar e guardar o Gin?

A nossa indicação é que você conserve na horizontal em local fresco e sem exposição a luz e ao calor. Após aberto se não for corretamente vedado pode ocorrer evaporação do álcool e dos aromas da bebida. Não recomendamos congelar (dessa forma também pode ocorrer contração da rolha).

Qual o significado de "The Bravalley"?

Nós temos um desejo muito forte e uma missão de poder mostrar ao mundo a capacidade que o nosso Brasil possui e como a nossa fundação fica na região do Vale Europeu/Vale do Itajaí, foi feita uma junção e um trabalho de branding que resultou em "Bra" de Brasil e "Valley" de Vale (em inglês). Pretendemos tornar o Gin brasileiro também uma referência global em termos de engenharia, pureza e qualidade.